Aguarde, carregando...

Saiba quais são os países mais seguros do mundo
Curiosidades TEMPO DE LEITURA: 7 MIN

Saiba quais são os países mais seguros do mundo

Saiba quais são os países mais seguros do mundo e descubra a posição em que o Brasil se encontra.

Estamos vivendo o período de maior êxodo de brasileiros para o exterior da história. De acordo com um levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores, entre 2012 e 2020, houve um aumento de 122% (de cerca de 2 milhões para mais de 4 milhões de pessoas) no número de expatriados que foram em busca de uma vida melhor longe do seu país de origem.

E este é um fenômeno que não dá sinais de desaceleração – em 2018, uma pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que 70 milhões de brasileiros, se pudessem, deixariam o Brasil.

Qual é o motivo dessa fuga migratória?

Podemos apontar inúmeros fatores, como crise econômica (aumento da inflação), altos índices de violência, o forte impacto da pandemia de COVID-19, instabilidade política, falta de oportunidades de trabalho, entre outros.

Muitas pessoas estão desiludidas, pois pagam seus impostos, se esforçam para prosperar e acabam não recebendo nem mesmo condições básicas em troca.

Este cenário serve para demonstrar que as gerações atuais já não se pautam mais pela antiga narrativa de que o Brasil é o “país do futuro”.

Vivendo em um contexto de incertezas e instabilidades, o grande objetivo da maioria dos cidadãos atualmente é recomeçar em um lugar mais tranquilo e seguro que ofereça mais bem-estar, melhor qualidade de vida e maiores possibilidades de crescimento em todos os âmbitos.  

Dentre os destinos mais procurados pelos brasileiros no momento estão em primeiro lugar os Estados Unidos, seguidos por Portugal.  

Mas, afinal, quais são os países mais seguros do mundo?

Se você sonha em tentar a vida no exterior ou simplesmente deseja fazer turismo em locais seguros, relacionamos abaixo as nações mais prósperas com base no último estudo feito pelo IEP (Instituto de Economia e Paz), uma instituição internacional que realiza anualmente essa pesquisa. Como base para essa classificação, são utilizados os valores do Índice Global de Paz (Global Peace Index – GPI), que considera 3 principais fatores para avaliar o nível de segurança dos países:

- Índice de segurança patrimonial e pessoal;

- Dimensão dos conflitos nacionais e internacionais ocorrendo no país;

- Nível de militarização da sociedade e do país como um todo.

Apesar de ainda ser muito cedo para avaliar os efeitos de longo prazo da pandemia, as mudanças nas condições econômicas de muitos países aumentaram, de modo geral, a probabilidade do surgimento de instabilidades políticas e sociais.

Adiantamos que a Europa permanece com o título de região mais pacífica do mundo, acomodando onze dos quinze países mais pacíficos. Além disso, é válido ressaltar que nenhum país da Europa está classificado fora da metade superior do índice.

Lista dos 15 países mais pacíficos do mundo em 2022

1° lugar Islândia (GPI – 1.107) – Desde 2008, é o país mais seguro do mundo. Afinal, possui as menores despesas militares e as taxas de conflito internacional mais baixas. Além disso, sua taxa de encarceramento é a menor de toda a Europa.

2° lugarNova Zelândia (GPI – 1.269) – Este país não tem praticamente nenhum conflito nacional ou internacional e foi um dos que melhor administrou a covid-19. Possui muitas opções de cursos de inglês e profissionalizantes, sendo permitido trabalhar por até 20 horas semanais durante os estudos.

3° lugar Irlanda (GPI – 1.288) – Atualmente, é um dos destinos mais procurados por brasileiros, sobretudo por intercambistas, pois o estudante também pode trabalhar legalmente por até 20 horas semanais. As taxas de criminalidade são relativamente baixas e a economia tem crescido com força.

4° lugar – Dinamarca (GPI – 1.296) – Possui um dos maiores salários da Europa e raríssimos casos de violência. Nesta nação, as mulheres estão mais satisfeitas com seu padrão de vida do que os homens.

5° lugar – Áustria (GPI – 1.300) – Apesar do ataque terrorista de 2020, o país respondeu imediatamente prendendo os responsáveis e fortalecendo sua legislação referente ao tema. Adicionalmente, possui sólidas condições para negócios e tem um bom relacionamento com países vizinhos.

6° lugar – Portugal (GPI – 1.301) – Segundo destino mais procurado por brasileiros nos últimos anos, o país teve recentemente um ressurgimento econômico. Seu clima agradável e as baixas taxas de criminalidade o tornam muito atrativo.

7° lugar – Eslovênia (GPI – 1.316) – É o segundo país menos militarizado do mundo, além de ter incríveis paisagens com os mais belos lagos e castelos da Europa. 

8° lugar – República Tcheca (GPI – 1.318) – Possui baixíssima taxas de criminalidade, poucos gastos militares e o terrorismo tem baixíssimo impacto, além de desempenhar bem em todos os indicadores.

9° lugar – Singapura (GPI – 1.326) – É o grande destaque da Ásia. Menos de 5% de seus habitantes têm medo de violência, e a qualidade de vida por lá é incomparável – tudo é limpo e eficiente por lá.

10° lugar – Japão (GPI – 1.336) – Também é um dos países mais seguros da Ásia e do mundo, com forte policiamento por todos os lados. Além disso, a população não concorda com o porte de armas de fogo por civis, e isso é muito respeitado.

11° lugar – Suíça (GPI – 1.357) – É uma referência quando se trata de qualidade de vida e segurança social. Possui um IDH altíssimo e todas as classes vivem em condições dignas, o que garante bem-estar e confiança a todos os seus moradores.

12° lugar – Canadá (GPI – 1.389) – É o país mais seguro da América. Graças a seus programas de imigração, tem atraído muitos brasileiros, altamente qualificados ou não. 

13° lugar – Hungria (GPI – 1.411) – Possui um ótimo custo de vida com relação ao resto da Europa. Além disso, a violência urbana é rara, permitindo que as pessoas vivam sem medo. Boa média salarial e de emprego.

14° lugar – Finlândia (GPI – 1.439) – Encontra-se em 8° lugar no ranking de segurança social mundial. Possui baixíssimas taxas de desemprego e excelentes instituições educacionais, sem contar a limpeza e o ar puro do país.

15° lugar – Croácia (GPI – 1.440) – Além de ter paisagens belíssimas e ótimo clima, é um país extremamente seguro e com um bom custo de vida.

É importante destacar que a segurança e o alto nível de desenvolvimento desses países se devem em grande parte a políticas públicas que promovem a igualdade e a inclusão.

Além disso, alguns deles também possuem os maiores IDH (índice de desenvolvimento humano) do mundo, pois investem amplamente nos setores de educação, segurança e saúde.

São nações que ainda compartilham de forte diversidade histórica e cultural, o que torna ainda mais rica a experiência de habitá-las.

E o Brasil?

O Brasil ficou na 130ª posição, com GPI de 2.465. Foi o país que registrou o maior medo da violência entre seus habitantes - quase 83% dos brasileiros temem ser vítimas de crime violento.

No entanto, a experiência de violência é maior na Namíbia, onde mais da metade da população já sofreu danos graves de violência ou conhece alguém que passou por isso nos dois anos anteriores.

Conclusão

Muitos brasileiros têm buscado melhores condições de vida em lugares mais seguros, e não é para menos! Segurança é um fator prioritário para que qualquer indivíduo possa ter uma vida feliz e plena.

Mas antes de escolher um destino, é preciso levar em conta todas as suas particularidades, incluindo as oportunidades oferecidas e as exigências migratórias, seja para trabalhar, estudar ou fixar moradia.

Esta é uma decisão desafiadora, porém sem dúvida transformadora.

E aqui vai um aviso final: para realizar todo esse processo, você terá que passar por trâmites burocráticos longos e enfadonhos, obrigatoriamente.

Mas isso não será um problema se você escolher a empresa ou o profissional certo para realizar a etapa de traduções dos seus certificados, certidões e demais documentos com eficácia e precisão.

Portanto, faça uma boa pesquisa antes de contratar serviços de tradução juramentada para fins de migração, pois falhas não são uma opção neste caso e, se ocorrerem, podem levar a grandes inconvenientes, tornando o processo ainda mais lento.

Opte sempre por empresas de renome e experiência no mercado, que tenham um excelente portfólio e clientes fiéis, pois assim você terá a garantia de um trabalho realizado por profissionais competentes e especializados no setor jurídico que certamente farão uma tradução fidedigna e impecável.

A eTraduções é uma empresa especializada em traduções juramentadas e líder nacional no segmento.

Solicite um orçamento

Mapa cinza eTraduções

Traduza seus documentos
com a eTraduções

Faça um orçamento instantâneo OU Orçamento pelo WhatsApp