Aguarde, carregando...

Como Traduzir um Arquivo PDF de Maneira Prática e Eficiente?
Tecnologia TEMPO DE LEITURA: 11 MIN

Como Traduzir um Arquivo PDF de Maneira Prática e Eficiente?

Saiba como traduzir PDF, editar e converter arquivos de documentos com textos em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Criado pela Adobe Systems em 1993, o formato de arquivo PDF (Portable Document Format) é uma forma versátil, fácil e confiável de publicar, trocar e editar documentos, independentemente do sistema operacional, software ou hardware utilizado.  

Dentre suas inúmeras vantagens, podemos destacar as seguintes:

- O formato do documento é mantido onde quer que seja aberto, além de ser imprimível;

- É altamente compacto, ajudando assim a economizar espaço;

- Pode ser protegido por senha, garantindo a proteção de dados confidenciais;

- Integra com facilidade elementos não textuais como imagens, gráficos, hiperlinks etc.

Apesar de todos esses benefícios, quando se trata de traduzir um PDF, essas três palavrinhas ainda geram pânico em muita gente. Isso ocorre porque, inicialmente, ele era exclusivamente voltado para a visualização de documentos, mas por algum motivo, esse mito de que é dificílimo modificá-lo surpreendentemente perdura até os dias de hoje. Acontece que, felizmente os tempos mudaram. A tecnologia avançou e tornou o processo de tradução de PDFs muito mais acessível e descomplicado.

Neste artigo, vamos explorar duas visões distintas no que se refere à tradução desse tipo de arquivo:

- O olhar do cliente que precisa traduzir um documento em PDF;

- O olhar do tradutor que precisa converter o arquivo PDF em WORD para depois utilizar o texto em uma CAT Tool.

 

Olhar do Cliente

No Brasil a burocracia é imensa e quase todos os nossos documentos recebem um carimbo ou selo para ser validado. Ainda não temos o costumo de utilizar documentos eletrônicos e muito menos autenticações eletrônicas. Desta forma, acabamos imprimindo os arquivos que muitas vezes eram editáveis, carimbando-os ou autenticando-os de forma manual e, posteriormente, digitalizando os arquivos novamente em formato PDF não editável.

Os arquivos PDF não editáveis são um pesadelo para qualquer pessoa, mas existem soluções rápidas e gratuitas.

Caso você não seja um profissional e seu objetivo seja simplesmente obter uma tradução rápida e eficiente de um documento simples, sem grandes exigências e precisões, por exemplo, de um artigo em PDF do inglês para português, seguem abaixo algumas das ferramentas de tradução automática mais utilizadas:

eTraduções

Solicite um orçamentoA eTraduções é uma empresa de tradução que pode ajudar pessoas e empresas a traduzir arquivos PDF de forma fácil, rápido e econômica, mantendo a diagramação e formatação dos documentos originais e alta precisão nas traduções dos textos. É a solução ideal para quem busca uma tradução profissional, seja juramentada, simples ou técnica.

Os orçamentos de traduções podem ser obtidos pelo site ou Whats quase que instantaneamente. Com tecnologia única no Brasil e talvez no mundo, já que o sistema de orçamento consegue ler até documentos não editáveis, como os PDF, a eTraduções é rápida e segura em todos os aspectos.

Outro diferencial muito interessante da eTraduções é o pós-venda. Todas as etapas do processo de tradução são notificadas pelo WhatsApp e os clientes acompanham seus pedidos em real-time.

Google Translate

Esta é, sem dúvida, uma das ferramentas mais utilizadas para tradução instantânea de palavras, frases e documentos, e ele agora possui um recurso que permite carregar arquivos em PDF de maneira gratuita. Para isso, basta acessar https://translate.google.com. Em seguida, é só fazer o upload do arquivo PDF e escolher o idioma original e aquele para o qual deve ser traduzido. Em alguns minutos de processamento, o site entregará a tradução diretamente na sua tela em formato HTML. Portanto, se você está apenas querendo ler rapidamente as informações contidas num documento PDF, ele dá conta do recado.

Mas, tenha cuidado, pois você não terá uma tradução profissional como faria um tradutor especializado. Lembre-se isso, é apenas para que você entenda o documento que tem em mãos.

Google Docs

O Google Docs, ao contrário do que muita gente pensa, não serve apenas para criar e editar documentos. Ele também traduz PDFs, porém é bom ressaltar que ele não trabalha tão bem quando o arquivo contém imagens. Para utilizá-lo é bem simples: Faça login na sua conta do Google, suba o arquivo PDF em questão, clique com o botão direito, selecione a opção “Abrir” e clique em Google Docs. Após aberto, clique em “Ferramentas” e selecione a opção “Traduzir documento”. Isso abrirá uma nova janela pop-up em que será possível criar uma cópia do documento original e selecionar o idioma para o qual ele deve ser traduzido. Selecione o idioma e clique em “Traduzir”.

Babylon

O tradutor do Babylon (https://www.babylon-software.com/?lang=pt-br) oferece uma versão gratuita para PC e permite que um arquivo em PDF seja carregado e traduzido para mais de 13 idiomas de maneira fácil e gratuita, tanto para Windows quanto para Mac. É importante destacar, no entanto, que dispositivos móveis ainda não suportam a tradução de PDFs. Traduzir um texto inteiro é super fácil – você não precisa abrir nenhuma página na internet. Basta clicar no trecho a ser traduzido em qualquer programa ou aplicativo que o Babylon é capaz de identificá-lo e traduzi-lo automaticamente. Essencial para quem não entende o idioma do documento, mas precisa mantê-lo no formato PDF.

OnlineDocTranslator

Utilizando o sistema do Google Tradutor, esta é uma opção superintuitiva para traduzir PDFs para outros idiomas com rapidez e praticidade. O processo é o mesmo: basta acessar https://www.onlinedoctranslator.com, rolar a página e clicar em “Translate Now”, subir o referido arquivo clicando em “Upload File” ou arrastando o referido documento. Depois, é só clicar em “Ok”, selecionar o idioma de origem e de destino e clicar em “Translate”! Seu documento será baixado automaticamente. Essa ferramenta suporta mais de 100 idiomas e o melhor: o layout do documento original é preservado!

 

Olhar do Tradutor Profissional

Além dos tradicionais softwares e aplicativos de edição/conversão, atualmente há também inúmeras ferramentas online automáticas que podem ser muito úteis nessa tarefa. 

No entanto, é sempre importante ressaltar que agências e tradutores qualificados e de renome no mercado não fazem uso de estratégias de tradução automáticas quando se trata de traduzir um PDF ou qualquer outro tipo de arquivo.

Ao invés disso, editam todo o texto original do zero através de programas especializados ou o convertem para Word e depois transferem para CAT Tools como Trados Studios, memoQ, MEMSOURCE, Smartcat, entre outras.

Algumas dessas ferramentas de tradução também já aceitam a importação de PDFs de alta resolução, como é o caso do Trados.

Portanto, entenda que no caso de documentos legais, corporativos, acadêmicos ou de qualquer texto que necessite de uma tradução de alta precisão, o ideal é sempre recorrer a profissionais qualificados.

Caso você seja um tradutor profissional e precise de ajuda para converter e traduzir seus documentos em PDF, seguem abaixo algumas das ferramentas mais recomendadas para realizar essa tarefa:

Plataforma AIUTA / Traduza

AIUTA Traduza
A plataforma AIUTA, no perfil Traduza (https://traduza.aiuta.ai), feita especificamente para tradutores, oferece o serviço de diagramação de documentos em alta precisão.

Além de contar com Inteligência Artificial para a diagramação automática de certidões de nascimento, casamento, óbito, negativa de naturalização e antecedentes criminais, diplomas e históricos escolares, e carteira de identidade (RG), a AIUTA conta com um time de diagramadores humanos que fazem os ajustes manuais para deixar os documentos editáveis mais similares aos documentos originais.

A plataforma também oferece o sistema de tradução automática com rede neural nos idiomas inglês, espanhol, italiano, francês e português. Este é um grande diferencial desta plataforma sobre todas as outras soluções do mercado, pois além de entregar os documentos diagramados corretamente, já disponibiliza pré-traduções de alta precisão e CAT Tool de graça.

A entrega dos arquivos diagramados pode ser escolhida entre receber o documento por e-mail em Word ou diretamente na CAT Tool (MEMSOURCE) para que a tradução seja continuada.

Não é cobrado mensalidades pelos serviços de diagramação, pré-tradução e uso da CAT Tool. Os serviços são cobrados por número de palavras. Uma certidão de nascimento, por exemplo, custa entre R$ 5,00 e R$ 8,00, a depender da quantidade de palavras no documento diagramado.

I Love PDF

O site I Love PDF (https://www.ilovepdf.com/pt) é uma ótima opção gratuita de conversão de vários documentos de uma só vez. Dentre suas funções, podemos destacar sua capacidade de juntar PDF, converter PDF em Word e em vários outros formatos e editar PDF de acordo com a necessidade de cada um. Além de tudo isso, ele permite compactar PDF, diminuindo seu tamanho e mantendo a qualidade, dividir PDF, a fim de organizar melhor o arquivo, podendo ainda separar o PDF e assim facilitar muito a vida de quem precisa trabalhar com ele.

Microsoft Word | Microsoft Office

Este software é muito utilizado em todo o mundo, com planos de assinatura mensais ou anuais individuais, para a família ou destinados a empresas. As versões mais recentes do programa Microsoft Word possuem uma ferramenta integrada para converter PDFs automaticamente. Basta clicar em “Abrir” no canto superior esquerdo, selecionar o referido arquivo e ele será automaticamente convertido pelo sistema para um documento do Word editável.

No entanto, é importante pontuar que essa opção pode ser um pouco limitada e lenta dependendo dos requisitos do projeto, já que as quebras de página muitas vezes ficam desconfiguradas em relação ao arquivo original. Consequentemente, isso dá um trabalho extra na hora de formatar o documento. A boa notícia, no entanto, é que todas as tabelas e listas são facilmente editáveis.

Adobe Acrobat Pro DC

Este é um software relativamente barato que pode ser pago através de um sistema de assinatura anual ou mensal. Ele permite transformar qualquer arquivo PDF em um documento facilmente editável. Ou seja, você poderá alterar tanto texto como imagens diretamente no programa.

Além disso, o Adobe Acrobat DC também possibilita a transformação de formulários de papel e do Microsoft Word em formulários preenchíveis com o criador de formulários PDF. A função “Enviar para Revisão” também ajuda a otimizar o feedback dos outros colaboradores do projeto. É possível ainda gravar e adicionar comentários de áudio a um documento para ganhar tempo. Uma informação final: este software é compatível com o Office 365.

Abby Fine Reader

Este programa também possui opções de assinaturas anuais e um período gratuito de teste. Seu diferencial com relação ao Acrobat Pro é que ele possui reconhecimento óptico de caracteres. O que isso quer dizer? Que ele conta com uma tecnologia de OCR (Reconhecimento óptico de caracteres) precisa baseada em IA (inteligência artificial), o que permite que qualquer documento seja devidamente digitalizado, visualizado, editado, convertido, protegido, compartilhado e armazenado com facilidade. Pode-se optar pelo plano empresarial ou pessoal.

O Abby Fine Reader possui uma interface fácil e intuitiva e a precisão do texto convertido, por exemplo, de PDF para DOC, é considerada excelente, ainda que a resolução não seja das melhores. Ele é capaz de: reconhecer imagens e tabelas além de texto, reconhecer documentos em 190 línguas, inclusive multilíngues, detectar o idioma automaticamente, preencher formulários em PDF, reconhecer imagens de câmeras digitais e de celular, reconstruir de maneira eficiente as estruturas mais complexas de qualquer documento.

PDFelement

Com bom custo-benefício, esse editor e conversor de PDF possui todas as funcionalidades necessárias para um trabalho de qualidade, sendo compatível com Mac e Windows. Com ele, é possível criar, alterar, adicionar, excluir e formatar textos como quiser. Adicionalmente, ele também permite que imagens sejam inseridas, redimensionadas, recortadas e excluídas.

Podemos destacar mais algumas vantagens deste software, como por exemplo: fácil download e instalação, permite desmembrar um PDF em inúmeros outros arquivos, conforme necessário. Confirmando sua excelência, este software é usado por mais de 50% das empresas listadas na renomada “Fortune 500”.

 

Conclusão

Como vimos, os avanços tecnológicos não param de surgir, permitindo-nos contar com diversas formas de assistência quando o assunto é tradução de arquivos PDF. Mas, no final das contas, a escolha ideal vai depender da sua necessidade, da sua urgência, e do tipo de documento a ser traduzido.

Se você é um tradutor profissional e precisa traduzir um PDF, é recomendável que você utilize uma das ferramentas apresentadas acima. Elas ajudarão você a otimizar seu tempo e a aumentar sua produtividade.

No entanto, se você é um leigo no idioma em questão e precisa realizar a tradução de um PDF com alta precisão, sem erros ou falhas de comunicação, a melhor opção é, sem dúvida, contratar os serviços da eTraduções. Ela será capaz de entregar um trabalho com layout e diagramação, gramática, ortografia e semântica impecáveis.

Agora, se você não é profissional e precisa simplesmente decifrar um documento em PDF que está num idioma que você não domina, basta utilizar um dos programas de tradução automática ou sites gratuitos citados acima e você obterá um resultado satisfatório e eficaz.

Mapa cinza eTraduções

Traduza seus documentos
com a eTraduções

Faça um orçamento instantâneo OU Orçamento pelo WhatsApp